Sou suspeito em falar da ciência econômica, pois sou apaixonado pelo tema. Mas é inegável a importância de estarmos ligados nos cenários econômicos, já que qualquer movimento no ambiente mundial afeta até mesmo quem menos espera.
Abordaremos os movimentos nos preços de alguns alimentos, motivados por diversas ações, como a guerra na Ucrânia, secas ou chuvas em excesso, câmbio e influências políticas.
Vamos começar pela produção de ovos
No Brasil, a produção de ovos vem diminuindo ano a ano, sendo uma das causas a queda da safra de milho em 2020/2021, motivada pela seca.
Além disso, outros fatores que mantêm o preço dos ovos em alta são a elevação dos insumos, como o preço das rações em função da guerra na Ucrânia, e ainda um fator meteorológico: o rigoroso frio, que levou o preço do ovo branco a subir 35% no Estado.
Carne de frango
Com uma grande oferta e a diminuição da demanda por carne de frango, naturalmente os preços caíram.
A elevação da oferta deve-se ao aumento de alojamento nos aviários, principalmente no Paraná e Santa Catarina. Esse fenômeno pode ser observado facilmente através das promoções anunciadas nos supermercados locais.
Adicionado ao fato mencionado, o Japão suspendeu temporariamente as importações de carne de frango brasileira de Santa Catarina devido a um risco de gripe aviária na região. Essa decisão foi tomada após a identificação de dois animais doentes. Com a suspensão das importações, é esperado que a oferta interna de carne de frango aumente, o que pode contribuir para a manutenção dos preços baixos no mercado interno. É interessante observar como as decisões de outros países podem ter impactos no mercado doméstico.
Carne bovina
Estima-se que a carne bovina deva cair até 20% para o consumidor no final do ano, devido a uma maior oferta no mercado interno, conforme divulgação do relatório da Safra & Mercado, a principal consultoria do setor no país.
Essa percepção também afetará os cortes nobres, como filé mignon e picanha, graças a um aumento considerável nos rebanhos brasileiros. Teremos um caso raro de queda de preços no mercado interno, com a manutenção de excelentes índices de exportação do mesmo produto.
Sentido da provocação
A abordagem de hoje tem por objetivo chamar atenção para a importância de estarmos atentos ao ambiente político e econômico ao redor do mundo, para podermos responder aos riscos e identificar oportunidades para o desenvolvimento.
Ao analisarmos o tema dos preços dos ovos e percebermos toda a influência na cadeia produtiva, como padarias, confeitarias e fábricas de massas, que são abundantes em nosso município, podemos começar a discutir a criação ou o fomento de novas cadeias produtivas em pequenas propriedades em nossa região.
Como já mencionei, essa provocação nos incentiva a estarmos atentos aos movimentos além-fronteiras e buscarmos novas formas de produção na economia local, gerando emprego e renda. Esses são apenas alguns exemplos, mas certamente existem muitos outros a serem explorados.